SDA reúne representantes dos SAAEs de 34 municípios

#Saae POR ANSELMO 10 DE ABRIL DE 2018
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) reuniu prefeitos, secretários municipais, gestores e diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de 34 municípios a última quinta-feira (5) para apresentação de um diagnóstico. O encontro debateu a ampliação e a reestruturação do serviço que atende centenas de milhares de famílias com serviço de abastecimento d´água e saneamento no interior do Estado.

A iniciativa do diagnóstico partiu da SDA, na tentativa de viabilizar soluções mais ágeis para melhorar o atendimento já existente e ampliá-lo. “Não há uma política de fortalecimento dos SAAE´s no Ceará. Precisamos profissionalizar o serviço, criar plano de carreira, torná-la autônomo e mais eficaz. É preciso a institucionalização dos serviços”, argumentou o secretário Dedé Teixeira.

Durante os últimos anos aconteceram diversas reuniões e visitas técnicas em municípios que possuem em Sistema SAAE com o objetivo de levantar um inédito perfil dos problemas de infraestrutura que vem criando obstáculos para a prestação de serviços com mais qualidade às comunidades rurais com até 50 famílias. As visitas técnicas foram coordenadas por técnicos do Projeto São José, vinculado a SDA, e que já desenvolve projetos como o Reuso d´Água nos municípios de Cascavel, Itatira e Piquet Carneiro com financiamento do Banco Mundial.

“Temos 10.600 ligações atualmente na sede do município de Boa Viagem e 16 sistemas na zona rural atendendo a cerca de 10.500 pessoas. Temos carência de técnicos capacitados, de investimento para poder tornar o sistema viável para os executores e para a população”, corroborou Maria Regina do Vale Almeida, diretora-geral do SAAE do município de Boa Viagem.

Participaram do evento representantes dos municípios: Ararendá, Camocim, Granja, Amontada, Itapajé, Sobral, Ipu, Ipueiras, Nova Russas, Ipaporanga, Pindoretama, Icapuí, Morada Nova, Limoeiro do Norte, São J. do Jaguaribe, Jaguaribe, Canindé, Madalena, Boa Viagem, Dep. Irapuan Pinheiro, Milhã, Solonópole, Quixeramobim, Banabuiú, Pedra Branca, Crato, Caririaçu, Jardim, Brejo Santo, Aiuaba, Jucás, Iguatu, Quixelô e Icó.

Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras - marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Qual o seu nível de satisfação com essa página?