INFORMAÇÕES

ORIENTAÇÕES BASICAS PARA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE CAIXAS D'ÁGUATodos os reservatórios de agua potável dever ser lavados a cada 06 meses, tornando a agua a sua disposição mais limpa e com características de potabilidade. O planejamento do dia da operação contribui para a redução do desperdício de águaPROCESSO DE LAVAGEM: Inicialmente, feche o registro geral da caixa ou amarre a boia,impedindo a entrada de água no reservatório; Utilize normalmente a água armazenada nas atividades de rotina, até que o reservatório esteja quase vazio; Tampe a boca do cano de distribuição de água para o interior do prédio, com um pedaço de madeira (batoque) e/ou panos limpos e ainda feche o registro de distribuição, para evitar a entrada de sujeira nas tubulações; A água que restar no reservatório será utilizada na sua limpeza. Escove as paredes, o fundo do reservatório e suas tampas utilizando, somente esponjas, buchas, escovas ou panos limpos.

Nunca use escova de aço, sabão, detergente ou outros produtos neste primeiro momento, uma vez que poderão deixar resíduos aderidos nas superfícies internas do reservatório e, posteriormente, agregados à água armazenada, podem comprometer a sua potabilidade.

Enxágue as paredes e pisos, deixando que a água escoe até a tubulação de descarga. Abra o registro. Caso seu reservatório não possua essa tubulação de limpeza,faça um sifão utilizando um pedaço de mangueira ou use um balde para esgotar a água suja.

Para retirar a água e qualquer outro resíduo acumulado no fundo do reservatório, use pá, balde e panos limpos, deixando a caixa totalmente vazia, concluindo, assim, o processo de lavagem.

PROCESSO DE DESINFECÇÃO: Concluída a lavagem, feche todos os acessos, entrada e saída de água do reservatório (registro de descarga).

Reduzindo o desperdício.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito